Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 09 de julho de 2024.

Política

Jesuino fala sobre pedido de anulação das eleições no Brasil feito pelo PL

Outros deputados estaduais também abordaram o tema em sessão plenária.

O pedido do PL, pedindo ao TSE a anulação dos votos de 279 mil urnas eletrônicas, o correspondente a 59% do total dos aparelhos, foi comentado nesta terça-feira (22) pelo deputado Jesuino Boabaid (PSD), durante sessão ordinária na Assembleia Legistiva de Rondônia. Para o parlamentar, a má condução do processo feito pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que, na avaliação dele, ultrapassa os limites do poder, é uma das causas do caos político instalado no país.
Jesuíno, no entanto, entende que o Congresso Nacional é o espaço mais adequado e legítimo para a busca de soluções democráticas para a resolução do impasse, inclusive por causa da posse dos novos integrantes a partir de fevereiro de 2023.
“O momento é crítico e é preciso cautela”. Segundo o orador, em jogo está a lisura das eleições em 30 anos de existência das urnas eletrônicas.
Presidente do Poder, Alex Redano disse que, se forem comprovadas irregularidades, o correto é a anulação das eleições com todos os candidatos voltando a ter condições iguais e transparentes na disputa. Já o deputado Laerte Gomes entende que o momento é também oportuno para se pensar numa ampla reforma política-eleitoral.
Para o deputado Lazinho da Fetagro, mesmo derrotado nas eleições, é preciso manter o resultado. “O sistema só serve quando o presidente Jair Bolsonaro vence?”, indagou ele, também em aparte.
Texto: Antônio Pessoa/ALERO
Fotos: Thyago Lorentz/ALERO
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias