Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 09 de novembro de 2024.
ELEIÇÕES NO PORTALRO.com.br

Política

Cláudia de Jesus solicita do governo construção de Policlínica em Ji-Paraná

DCIM100MEDIADJI_0042.JPG

A proposta é descentralizar a saúde na região central de Rondônia

A solicitação para a construção de uma Policlínica Estadual em Ji-Paraná, com o objetivo de fornecer atendimento médico que inclua pequenas cirurgias e tratamento de hemodiálise na região central de Rondônia, foi encaminhada pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A iniciativa busca proporcionar uma nova dinâmica no atendimento à saúde pública em Rondônia, com o objetivo de garantir estrutura, profissionais qualificados, agilidade logística e a redução do tempo de espera para os pacientes de uma regional com pelo menos 17 municípios. “A criação da policlínica representa um avanço para melhora a saúde pública. Precisamos reduzir o tempo de espera dos pacientes e evitar deslocamentos frequentes de pacientes do interior do estado até Porto Velho, garantindo um direito fundamental à nossa população”, explicou a deputada.

As Policlínicas desempenham um papel fundamental na assistência médica de estados e municípios, oferecendo serviços de diagnóstico e tratamento ambulatorial, sem necessidade de internações. Essas instituições costumam operar em instalações compartilhadas com hospitais, proporcionando atendimento de urgência e realizando pequenas cirurgias, embora não ofereçam serviços cirúrgicos de média e grande complexidade.

Especialidade e procedimentos

A proposta com a criação da Policlínica Estadual é de oferecer uma ampla gama de especialidades médicas, incluindo cardiologia, angiologia, ginecologia, pneumologia, endocrinologia, neurologia, dermatologia e infectologia, entre outras. Com equipamentos adequados serão realizados atendimentos de oftalmologia, odontologia, acupuntura, urologia em doenças sexualmente transmissíveis, reumatologia, alergologia, geriatria, hematologia e hepatologia, bem como programas de controle de HIV/Aids/Hepatites, tuberculose e hanseníase.

Para garantir o diagnóstico preciso e o tratamento adequado, a Policlínica contaria com um laboratório e suporte itinerante para realização de exames como tomografia e mamografia. Exames como eletrocardiograma (ECG), MAPA/Holter, audiometria, pHmetria, manometria, ultrassonografia, espirometria, densitometria óssea e testes de alergia também estariam disponíveis para os pacientes.

Pela proposta, a Policlínica Estadual ofereceria serviços de reabilitação traumo-ortopédica, tratamento de lipodistrofia, farmácia de medicamentos especiais, sala para hemodiálise e ambulatórios para atender às demandas mais expressivas da comunidade. Seriam criados espaços de atendimento multiprofissional, fisioterapia e reabilitação cardiopulmonar para garantir uma abordagem completa e integrada à saúde.

Por Cristiane Abreu – Assessoria parlamentar.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias